10 características do comportamento russo

Rússia se trata de um país muito grande, onde vivem diferentes misturas de povos e raças; devido a essa grande diversidade existem pessoas com distintos tipos de personalidade: introvertidos, extrovertidos, emocionais, etc… no entanto, existem algumas características comuns a maioria dos habitantes da Rússia (é importante ter em mente que a cultura russa e latino-americana são bem diferentes), a seguir compartilharemos as 10 características principais do comportamento do povo russo:

Superstições

Como vimos em nosso artigo anterior intitulado Principais superstições russas, a cultura russa mantem muitas crenças e superstições populares que desde a antiguidade influenciam a vida diária das pessoas desse país, por isso podemos dizer (em termos gerais) que os russos tendem a ser bastantes supersticiosos.

A cozinha

A cozinha é um lugar sagrado para os russos. Devido aos seus diferentes pratos típicos e pelo que significa para eles o ambiente familiar, os russos gostam de ficar na cozinha até altas horas da noite, seja tomando chá, comendo um aperitivo, fumando ou falando da vida (este é um comportamento que aos estrangeiros não conseguem entender).

Saudades e lembranças

Os russos são muito nostálgicos e adoram colecionar lembranças de suas vidas (em alguns casos podem acumular montes de “bugigangas” para lembrar de momentos de seu passado, seja de viagens, da época de estudantes, um antigo ambiente de trabalho, etc.)

Sorriem pouco

Os russos possuem a fama de serem “sérios” ou de “sorrirem pouco”, é importante destacar que eles podem ser reservados diante de desconhecidos, mas uma vez que estabelecem uma amizade ou conhecem bem a pessoa são bastante expressivos, calorosos e abertos. Os russos não costumam sorrir a estranhos, por isso, quando virem um sorrindo, podem ter certeza que é um sorriso totalmente sincero.

Visitas ao dentista e ao médico

Os dentistas e médicos na Rússia se surpreendem enormemente cada vez que um paciente vai aos seus consultórios fazer um check-up de rotina, pois os russos só costumam visitar o médico ou dentista quando a situação é bem grave ou quando o dente está doendo bastante.

Generosidade

Os russos tendem a ser bem generosos, por exemplo, quando viajam trazem lembranças para todos os companheiros de trabalho, convidam seus amigos para tomar alguma coisa no bar e se você gostar de alguma coisa na casa de um russo é bem capaz que ele lhe dê como presente.

Celebrações

Os russos adoram festas! Tanto que os casamentos na Rússia costumam durar três dias; as comemorações de Ano Novo Russo começam em 31 de dezembro pela noite e vai até 14 de janeiro e existem casos de aniversários que levam uma semana de festa. Ainda que nem sempre seja possível, a maioria dos russos adoram festas.

Asilos e casas de repouso

Para os russos a família e a união dos seus componentes é algo muito importante, por isso, eles não costumam mandar seus pais para casas de repouso ou asilos quando estão idosos, muito menos expulsam seus filhos de casa quando completam os 18 ou 21 anos.

Algo caro es sinônimo de qualidade (ou de beleza)

Para os russos um produto ou serviço caro ou que tenha um preço mais elevado é sinônimo de qualidade ou beleza. Diferentemente de muitos países latino-americanos os russos não costumam pedir desconto no preço de algo que consideram bom ou de qualidade, eles simplesmente pagam o preço normal do produto.

Férias na praia

O que mais atrai um russo são férias em uma praia tranquila (o que é muito comum no verão russo), no entanto, também existe o costume de viajar ao exterior para visitar praias, entre as mais populares se encontram: Turquia, Egito, Tailândia e República Dominicana.

Fonte: Rusiahoy.com

Comentários

Postagens mais visitadas