Estudar na Rússia. Qual a melhor opção: levar dinheiro em espécie, cartão de crédito ou débito?

Quando um estudante pretende viajar para a Rússia com o fim de realizar cursar uma universidade, geralmente se pergunta qual a melhor opção: levar dinheiro em espécie, cartão de crédito ou cartão de débito? No nosso artigo atual compartilharemos algumas dicas a serem consideradas no momento de escolher qual meio de pagamento a ser utilizado na Rússia:

Dinheiro em espécie

É possível que a primeira opção para um estudante que pretende viajar para Rússia seja levar dólares americanos para trocá-los por rublos, no entanto, devemos levar em consideração que tais dólares devem se encontrar em perfeito estado de conservação (sem rasgos, manchas ou riscos) para que possam ser aceitos, além do mais, só é possível fazer a troca em bancos e algumas casas de câmbio oficiais (e existem poucas na Rússia). Algumas desvantagens dessa alternativa se devem ao fato de que o dinheiro em espécie pode ser extraviado a qualquer momento e à dificuldade de se receber mais dinheiro no futuro.

Cartão de crédito

Utilizar um cartão de crédito é uma alternativa bastante flexível já que permite sacar dólares (ao câmbio em rublos) em qualquer caixa eletrônico na Rússia (da rede Visa Eléctron, por exemplo), geralmente a maioria destes caixas eletrônicos não cobram tarifas, no entanto é importante avaliar se o estudante, sobretudo se for muito jovem, se encontra em condições de controlar seus gastos e viver com um orçamento mensal fixo (já que o cartão de crédito permite sacar em espécie até um limite pré-estabelecido). É recomendável que o cartão de crédito esteja em nome do pai ou responsável legal para que qualquer incidente possa ser resolvido no banco local onde o cartão foi emitido.

Cartão de débito

Utilizar um cartão de débito é umas das opções mais recomendadas aos estudantes que se encontram na Rússia, pois permite sacar dólares em espécie (ao câmbio em rublos) em qualquer caixa eletrônico (da rede Visa Eléctron, por exemplo) e, como mencionamos anteriormente, a maioria destes caixas eletrônicos não cobram comissão. Esta alternativa conta com a vantagem de que o estudante apenas poderá retirar o saldo disponível em conta, ao contrário do cartão de crédito que permite que a pessoa realize saques até alcançar o seu limite de crédito (que geralmente é elevado), da mesma forma que a opção anterior se recomenda que este cartão esteja no nome do pai ou responsável legal para que no caso de qualquer incidente o problema possa ser solucionado no banco local que emitiu o mesmo.

Conclusão

Recomenda-se como meio de pagamento para um estudante latino-americano que esteja na Rússia, um cartão de débito e que quando viajar para esse país leve consigo pouco dinheiro em espécie (tendo em mente que os dólares devem estar em perfeito estado de conservação para que possam ser trocado em rublos).
(http://blog.universidades-rusia.com/br/2015/12/17/estudar-na-russia-qual-a-melhor-opcao-levar-dinheiro-em-especie-cartao-de-credito-ou-debito/)

Comentários

Postagens mais visitadas