R u s s o   é a quinta língua mais falada no mundo. O número de seus falantes oscila em torno dos 278 milhões de pessoas. É uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.
Usa-se ativamente em toda a área da ex-União Soviética: Rússia, Belarus, Ucrânia, Casaquestão entre outros.
     Pertencendo à família linguística indo-europeia, a língua russa demonstra uma certa semelhança com a portuguesa na parte da sintaxe, morfologia e etimologia – o que facilita a aprendizagem se houver um método adequado.
     Dentre algumas razões que possam levar à decisão de aprender a falar russo podemos destacar umas três:
1.         Estudar na Rússia é barato. A qualidade do ensino superior se mantém alta ainda desde a época da União Soviética e não depende do local: numa cidade do interior o nível é mais ou menos igual ao da capital. Tal curso como o da medicina, que para muitos brasileiros está fora do alcance, na Rússia se torna realidade. Muitos brasileiros já optaram por estudar lá e estão na companhia de muitos outros estudantes estrangeiros de todo o mundo.
   Porém há uma oportunidade também de estudar gratuitamente na Rússia. O Ministério de Educação da Rússia todo ano disponibiliza dezenas vagas nas universidades russas para estudantes brasileiros.
2.         Agora para viajar à Rússia não se precisa do visto! Durante noventa dias, pode-se percorrer todo o país: a Transiberiana que tem 9259 quilômetros de comprimento leva você de Moscou (a capital, fica no leste europeu) até Vladivostok (o litoral do Mar do Japão). A segunda capital russa São Petersburgo é o cenário de muitas grande obras literárias de Dostoiévski e de outros escritores russos.
3.      A literatura russa dispensa explicações. Tais grandes nomes como já mencionado Dostoiévski, Tolstoi, Tchekov, Gorki fazem parte do patrimônio cultural do mundo.
Poder ler suas obras em original seria um grande desafio. 

     Na época atual da globalização total, o leste europeu continua sendo uma Terra Incógnita para muitos brasileiros. Porém, essa situação vai mudando à medida que cada vez mais pessoas se atrevem ultrapassar as barreiras geográficas e culturais. Estudantes, empresários, turistas e artistas já vão ampliando esta vereda entre dois pontos opostos do planeta, que promete se tornar uma estrada rápida.
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas